quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Sonhadores...

O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolve religião, ciência e cultura.
Para a Ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, não se sabe com o quê.
Em diversas tradições culturais e religiosas o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma
expansão da consciência.

Os sonhos seriam uma demonstração da realidade do inconsciente.
Sendo estudados corretamente pode-se descrever, ou melhor, conhecer o momento psicológico do indivíduo. Fazendo uma analogia séria como uma "fotografia" do inconsciente.

Por isso, o sonho sempre demonstra aspectos da vida emocional.

Os sonhos têm uma linguagem própria. Pensemos no seguinte exemplo: Ao ver duas pessoas estrangeiras que falam um idioma que não é do nosso conhecimento, nunca diriamos que elas não sabem falar.
Na verdade, o problema é que não conhecemos aquela língua (sua estrutura, sua gramática, etc). O mesmo acontece com os sonhos. Sua linguagem são os símbolos. Para entender seus variados conteúdos, temos que estudar os simbolos.
Alguns sonhos servem sim como um Déjà vu, as pessoas acordam, tomam café, e geralmente vão trabalhar ao decorrer do dia, vivem intensamente uma sensação insana de que já viveram determinados fatos da sua vida corriqueira, como se já soubesse tudo o que irá acontecer, porém é decorrência do seu sonho,que ao acordam muitas pessoas não lembram o que sonharam, fica guardado em seu inconsciente.
Porém existem pessoas que sonham coisas irreiais, bichos, formas estranhas, sonhos psicodélicos, algumas pessoas tiram proveito disso, criam músicas, poesia, ou uma obra de arte.

Teria sido sonhos como estes que isnpiraram a banda Pink Floyd, ou Picasso a fazer aquelas pinturas, daria início ao surrealismo.
Sendo assim, sonhos normais, ou surreais, pesadelos e até quando pescamos dando um cochilo, podem significar avisos, obras, musica ou pura anormalidade.

O que você sonhou ultimamente??

3 comentários:

ADMNISTRADOR disse...

MALDITOS SERES ALIENIGENAS
;////
auihaiuHAUIahuiAH

Anônimo disse...

hahaha
Ando sonhando com tanta coisa ultimamente. Pessoas que a tanto tempo não vejo, e fica aquela pontinha de saudade ao acordar.
Faculdade, trabalho, ano novo...
Tem muita coisa no meu inconsciente! O.o
Já sonhei com castelos medievais, crianças escravisadas e torturadas e pessoas mutiladas voando!
Na maioria das vezes os sonhos são realmente "sem pé, nem cabeça". Como uma tatuagem em lugar engraçado. :)
Alguns me assustam outros me fazem rir.

Beijos Manu!
Boa postagem!
:)

alexandre disse...

Sempre que sonho ou é algo que me da uma dica com o futuro, ou é uma analise do meu dia
Por isso comprei livros q explicam o significado desses simbolos
Acredito que os sonhos premonitorios, não são explicados pela ciencia tradicional
Segundo a parapsicologia, nós apenas sentimos que vimos aquilo e por isso a falsa sensação de ja ter sonhado ou visto aquilo
Na versão da meta fisica, oq sonhamos sobre futuro, seria baseado em uma realidade paralela, em universos entre postos

Para mim, sonhar é o ato de voce continuar trabalhando a noite, temos em media dezenas de sonhos todas as noites q gostos daqueles q vão até o fim, pq ai não lembro no outro dia, ou quando tenho o prazer de falar com pessoas que sonhei no mundo real.

Alexandre